Depende. A apresentação é presencial ou por envio?
Apresentação presencial (ou videoconferência)
Você vai preparar dois arquivos:
1- Apresentação completa
Prepare sua apresentação com todos os detalhes necessários, salve em PDF e envie para o e-mail do cliente.
2- Apresentação presencial resumida
Duplique essa apresentação completa e delete todos os detalhes, mantendo apenas as informações macro – aquelas que precisam ser ditas no momento da apresentação. É este arquivo que você vai apresentar! Dica: durante a apresentação, lembre sua audiência que todos os detalhes estão disponíveis para consulta no arquivo já enviado por e-mail (olha que proatividade!).


Apresentação por envio
Se for uma apresentação extensa, com muitos detalhes que precisam ser explicados e ficar documentados e não tem como resumir, o que fazer para não ter que enviar um arquivo com 400 slides ao cliente?
Simples. Em primeiro lugar faça sua apresentação como se fosse apresentar presencialmente (pouco texto e muitas imagens). Depois, abra algum aplicativo de videoconferência (zoom, por exemplo) e grave a reunião apresentando para você mesmo, explicando todos os detalhes. Quando terminar, envie apenas o link da gravação para seu cliente. Como resultado, você garante que ele assista em qualquer dispositivo e fique ciente de todos os detalhes.

Dicas para apresentação por envio:
Nunca envie arquivos direto em PowerPoint para sua audiência. O ideal é sempre enviar apresentações fechadas em PDF. Veja algumas vantagens:
- Leitura precisa: o envio em PDF garante que o arquivo seja aberto corretamente, sem a desconfigurações de fontes, imagens, cores etc.
- Leitura rápida: seu cliente pode abrir o arquivo em PDF assim que o receber, seja pelo computador, celular, tablet etc. Já o arquivo em PowerPoint, só abrirá corretamente pelo computador. E, se seu cliente não ligar o computador mais hoje, pode acabar fechando com seu concorrente que enviou a apresentação em PDF e garantiu a leitura mais rápido.
- Enviando em PDF você evita que sua audiência faça possíveis alterações no seu arquivo ou reutilize seus slides. Mesmo enviando o PowerPoint “fechado” (PPSX) é possível abrir p arquivo de forma que fique editável. Por isso tenha cuidado!

Agora comenta aqui… você costuma apresentar ou enviar apresentações?
Tem mais aqui @rainhadoppt
www.rainhadoppt.com.br
Azevedo
Salvei este post em PDF para futuras consultas! PDF! 🙂
Obrigado.